Compare

domingo, 4 de julho de 2010

Audi S3








Ao mesmo tempo em que a Audi apresenta o A3 Turbo nacional com 180 cavalos de potência, 30 a mais que o modelo turbo atual, chega também o S3, versão mais esportiva da linha, com 210 cavalos, só que fabricado na Alemanha. Além do motor bem mais potente, o S3 traz um câmbio manual de seis marchas, controle de tração e acelerador eletrônico (que elimina o tradicional cabo de aço).
Para conseguir maior potência e desempenho, o S3 utiliza o mesmo turbo-compressor das outras versões, porém recebe um duplo intercooler para resfriar ainda mais o ar que será enviado à câmara de combustão, permitindo melhor queima da mistura ar-combustível, com conseqüente aumento de potência. A injeção eletrônica de combustível também tem calibragem diferenciada.
Assim, nos testes de Autoesporte o S3 chegou aos 230,8 km/h de velocidade máxima e precisou de baixos 7,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Como esses são números normalmente obtidos em carros esportivos bem mais famosos e potentes, aqui fica a prova de que mesmo sendo um modelo compacto, ele é capaz de brigar de perto com quase todos os superesportivos.
Independentemente de potência ou desempenho, o S3 apresenta dirigibilidade de um carro de passeio qualquer. As diferenças ficam por conta das respostas mais rápidas do volante e conjunto de suspensão mais firme, bem ao gosto esportivo. Outra exclusividade do modelo é o uso do sistema de tração variável Quattro, que transmite a força do motor normalmente para as rodas dianteiras (4x2) mas, ao "perceber" a possibilidade de derrapagem ou mesmo que o piso apresente baixa aderência, automaticamente aciona a tração nas quatro rodas (4x4), garantindo melhor estabilidade e segurança em qualquer condição de uso.

Externamente, o S3 é bem pouco diferente das outras versões do A3 e só pode ser identificado por detalhes, como os logotipos S3 e Quattro colocados na frente e na traseira, tomadas de ar frontais maiores, rodas e pneus mais largos e a adoção de aerofólio traseiro, não disponível nos outros modelos. A suspensão rebaixada também pode denunciar que se trata de um modelo com vocações mais esportivas.
Desfrutar de tanta potência, luxo e esportividade tem seu preço, que não é baixo. Em pacote único de acabamento e equipamentos, que inclui freios ABS, computador de bordo, arcondicionado, bancos com regulagem elétrica, airbags frontais e laterais, o Audi S3 custa nada menos que R$ 96.525. Valor, é lógico, que não é para muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário